.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Casamento é um Compromisso a Dois

     Uma das maiores dificuldade dos noivos é a construção do novo lar. Como será meu relacionamento com meu esposo(a)? Até quando conseguirei manter nosso relacionamento saudável, gostoso e prazeroso? Por quanto tempo em meu casamento teremos carinho um pelo outro? Será que chegaremos as bodas de prata como no início?

     O casamento é uma decisão que precisa de convicção, não podemos entrar em um relacionamento conjugal pensando na hipótese de que não dê certo. Este nã deveria ser o pensamento de ninguém, porque além da ordenança divina, deve existir também o compromisso com o outro e com os filhos que nascem desta união. Lembre-se: qualquer separação acarreta nos envolvidos traumas imensuráveis!

     Todo casal planeja um relacionamento saudável. Já ouvimos várias vezes comentários do tipo: Por que os casais com o passar do tempo ficam tão distante um do outro? Aos 50 anos de casado terei o mesmo apreço pelo meu cônjuge que tenho hoje? Não gostaria de perder o amor pelo meu cônjuge! Tendo em mente esses pensamentos, todos os novos casais devem investir num relacionamento diferente a fim de não passar pelos mesmos dilemas de seus pais ou pessoas próximas.

     Pensamos que muitos pontos ou quase todos, dependem única e exclusivamente do casal. Há um ditado popular que diz: “quando um não quer, dois não brigam”. Estes estudos propõem abordar da melhor forma os principais pontos de discórdia nos relacionamentos. Não se trata de uma receita de bolo, até porque o relacionamento é algo individual, cada casal tem seu perfil próprio. Somos seres únicos, e sendo assim, não podemos dizer o que serviu para um, servirá para outro. Temos que adaptar o que aprendemos ao nosso contexto, nossa realidade. Como fomos criados, em que ambiente crescemos, a idade que temos, tudo influencia e deve ser visto com carinho pelos dois.





O que de fato é o Casamento?

É Dar
Casamento é dar e não apenas receber. Não sejam egoístas, não vivam para causar boa impressão aos outros.

É Compromisso
Casamento deve ser permeado pelo compromisso a dois por toda a vida. “Por esta razão, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher, e os dois tornarão uma só carne” (Mc 10:6-9)

É Lealdade
O casamento pe uma relação exclusiva. “Que o casamento seja respeitado por todos, e que os maridos e as mulheres seja fiéis uns aos outros. Deus julgará os imorais e os que cometem adultério” (Hb 13:4)

É Comunicação
“A resposta delicada acalma o furor, mas a palavra dura aumenta a raiva” (Pv 15:1)

É Perdão
Ninguém está sempre certo. Você precisa perdoar. Quando perdoamos nos liberamos do cativeiro da amargura. “O ódio excita brigas, mas o amor perdoa todas as ofensas” (Pv 10:12)

É Manter-se juntos
Cada casamento tem suas dificuldades e conflitos. Permita que Deus esteja sempre no seu relacionamento e Ele dará graça e força. Deus disse: “A minha graça é o suficiente para você, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco” (2 Co 12:9)

“O Amor alegra-se com a Verdade, não com o Mau. O Amor sempre Suporta Tudo. O Amor é sempre Leal. O Amor nunca Desanima. O Amor é Confiante. O Amor nunca Falha” (1 Co 13:4-8). Este maravilhoso amor, o amor ágape deve reger o casamento que se aproxima. 

Deixe-se envolver por este lindo amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião, comentário ou testemunho é de grande melhoria para este blog. Compartilhe conosco!