.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

O cristão e a tal questão da Tatuagem!!!


Bom galerinha abençoada, quando se trata desse assunto tudo vira polêmica. Mas é exatamente isso o que eu quero causar aqui. Uma polêmica. Não para o lada ruim da história... mas que possamos interagir com a opinião, entendimento e conhecimento de cada servo de Deus. Seria ótimo se depois que você lesse esse post, comentasse o que acha baseado na Bíblia. (Pois isso é o que mais me interessa), A Palavra de Deus. 

Nunca curti essa febre de tatuagens e piercings, mas sempre tive uma vontade de tatuar o nome dos meus (futuros) filhos no meu punho. Mas por ser cristã e por sempre ouvir a palavra "proibido", tive dúvidas e medo de desagradar ao meu Deus. 

Só que sei que existe várias coisas fora de contexto. As vezes um versículo me diz uma coisa e pra você pode dizer outra. Entendeu? Por isso quero a opinião de cada um. 

Estive a procura de estudos pela internet e achei textos que expressam a opinião do autor baseado em termos bíblicos. Este por exemplo é muito rígido quanto o assunto. Foi extraído do site "literalmenteverdade.blogspot.com.br".

A Tatuagem e a Bíblia
"Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor." (Levíticos 19:28)
Pelo contexto de Levítico 19:28 e Deuteronômio 14:1,2 podemos compreender que os golpes e marcas no corpo tinham relações com rituais pagãos que envolviam a memória de mortos, faziam parte da identificação e vinculação da pessoa com crenças em deuses e rituais pagãos e eram uma violência praticada contra o corpo.

Assim, não é recomendável que um cristão marque seu corpo com tatuagens, pois o seu corpo é um templo do Espírito Santo. Veja I Coríntios 6:19,20:
"Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus."
O dragão, preferência absoluta entre os jovens, testemunha o desejo de auto afirmação.
Porém, o dragão na Bíblia simboliza Satanás. Veja Apocalipse 12:9; 20:2:
"E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele."
"E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos."
Os cristãos devem portanto ouvir as recomendações divinas que estão registradas na Bíblia e procurar em tudo obedecer a Jesus e seguir o Seu exemplo, desligando-se de tudo no mundo que não é edificante.

"Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam." (I Coríntios 10:23)
"Rogo-vos, pois, irmãos, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:1,2)
"Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus." -(I Coríntios 10:32)
"Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado." (II Coríntios 6:3)

Embora não seja o ideal, muitas pessoas hoje em dia estão se tatuando. Não devemos generalizar e dizer que toda a pessoa tatuada está distante do Senhor Jesus.
Se você possui uma tatuagem não pense que não pode aproximar-se de Deus por causa disto. Deus é um pai misericordioso. Ele o ama independentemente do seu passado.
Também não devemos concluir que por uma pessoa ter uma tatuagem ela não possa receber os favores do Deus de amor, perdão e direção. Como diz o ditado: “O amor tem bons olhos” e Deus é amor!
Sempre existe esperança de salvação a todos os que antes não conheciam a Verdade e o Caminho. Cristo morreu e pagou pelos pecados de todos. Assim, uma pessoa que era assassina antes, mas conheceu a Cristo, se arrependeu e mudou de caminho, está salva, pois Cristo já pagou o preço de todos os assassinatos que esta pessoa cometeu. Na Bíblia temos várias histórias assim, sendo uma das principais a história do rei Manassés, que foi um dos piores reis de Israel e que só se arrependeu quando perdeu tudo que tinha. Até seus filhos ele queimou no fogo. Imagina! Você acha que teria salvação pra alguém assim? Mas teve! Deus o perdoou quando ele reconheceu que estava errado e se arrependeu.

Deus se importa com a nossa saúde física e aparência. Mas muito mais Ele atenta para o nosso coração. Veja o que Deus falou a Samuel por ocasião da escolha do rei Davi para substituir Saul.
“Mas o SENHOR disse: —Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem. Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração.” (1 Samuel 16:7 NTLH)

Se você fez uma tatuagem motivado pela ligação com algum ídolo ou falso deus, peça perdão, renuncie ao seu pacto anterior e decida servir ao verdadeiro Deus. O Criador não rejeita nenhum dos seus filhos que vêm a Ele com sinceridade.
“Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.” (João 6:37 RA)

O importante é você decidir daqui para frente ser fiel ao único Deus verdadeiro.
“Mas, se vocês não querem ser servos do SENHOR, decidam hoje a quem vão servir. Resolvam se vão servir os deuses que os seus antepassados adoravam na terra da Mesopotâmia ou os deuses dos amorreus, na terra de quem vocês estão morando agora. Porém eu e a minha família serviremos a Deus, o SENHOR.” (Josué 24:15 NTLH)

Se você se arrependeu de ter colocado uma tatuagem, não se desespere. Tenha a certeza de que Deus o ama de igual forma. O fato de você ter uma tatuagem não irá impedir a sua entrada no reino de Deus.
Jesus nos prometeu uma nova vida e um novo corpo, de carne e osso, só que eterno! Assim, alguém que perdeu um braço ou uma perna, ou não teve visão nesta vida, terá um corpo perfeito na Nova Vida. Isso também resolverá o problema de quem tem tatuagem, entende? De qualquer modo, sempre há esperança de salvação.

Jesus quer mudar o interior de todos nós antes de Sua volta. Depois tudo que for exterior será facilmente mudado por ELE!


Tudo muito claro por aqui né? Agora veja este texto interessante que já tem outra visão sobre o assunto. O texto foi traduzido para o Português e foi extraído do site "man-of-god.tumblr.com". Então se houver algum erro de português ou falta de coerência, me perdoem. Que tal conferirmos esse estudo? 

Levítico, Tatuagens, e os cristãos
A escritura principal que preocupa muitas pessoas com relação a tatuagem é este versículo do livro do Antigo Testamento notável de Levítico

"Você não deve fazer cortes em seu corpo para os mortos, nem fazer quaisquer marcas de tatuagem sobre vós: Eu sou o SENHOR." Levítico 19:28. À primeira vista, esta passagem parece indicar que a tatuagem é proibida para os cristãos. Para compreender a Escritura corretamente, devemos sempre examinar a totalidade das Escrituras e olhar para o particular  contexto  de uma dada passagem. Se negligenciarmos estudo profundo que nunca vai realmente entender a intenção do autor. Precisamos olhar para a palavra (s) da passagem acima em total conexão com os versículos adjacentes, e em contexto com o ambiente histórico no momento da sua escrita. Quando estudamos abaixo da superfície do texto, então vai ver com mais clareza o que Deus diz sobre a tatuagem. O versículo citado acima é parte de uma grande passagem de escritura. Vamos agora olhar para o ESCRITURA ARREDORES!
26  'Não comereis coisa alguma com sangue, nem adivinhação prática ou adivinhação. 27  Você não deve arredondar o lado o crescimento de suas cabeças, nem prejudicar as bordas de sua barba. 28  'Você não deve fazer cortes em seu corpo para os mortos, nem fazer quaisquer marcas de tatuagem sobre vós: Eu sou o SENHOR. 29  'Não profane a sua filha, fazendo-a uma prostituta, de modo que a terra não vai cair a prostituição e a terra se tornam cheias de lascívia.  30  "Você deve manter os meus sábados e reverenciem o meu santuário, eu sou o SENHOR.  31  'Não ligue para médiuns ou espíritas, não procurá-los para serdes contaminados por eles. Eu sou o SENHOR vosso DEUS. Levíticos 19:26-31

Nesta passagem, Deus está falando com sua aliança povo de Israel. Ele é especificamente dizendo-lhes para ficar longe das práticas religiosas dos grupos em torno de pessoas. As práticas religiosas proibidas nestes versos incluem comer carne sangrenta, adivinhação, cortes de cabelo certas relacionadas com os sacerdotes de cultos falsos, corte ou marcando o corpo para parentes mortos, prostituição cultual e psíquicos de consultoria. Todas essas práticas levaria as pessoas amadas de Deus longe dele e para os falsos deuses que não eram deuses em tudo. No meio deste contexto encontramos a palavra traduzida como "marcas de tatuagem" no versículo 28. É importante notar aqui que o contexto desta passagem não é um décor corpo, mas uma marca de si mesmo em conexão com o culto religioso culto. comentários bíblicos nos dizem muito sobre as práticas religiosas orientais que Deus estava advertindo o seu povo a evitar. 

"Faça as estacas em sua carne" (v: 28): a referência aqui é a prática de fazer cortes profundos na pele enquanto luto pela morte de um parente. Isto foi feito para fornecer sangue para a vida do espírito da pessoa morta, em vez de expressar tristeza. Por conta dos mortos: como indicado acima, este descreve a finalidade de todas as ações no verso 27, bem como o versículo 28.

A tatuagem de hoje é muito diferente do que era para aqueles que originalmente receberam o Pentateuco. Hoje tatuagem é uma forma decorativa de auto-expressão e decoração pessoal. Em nosso povo de cultura atual modificar sua aparência para a beleza de muitas maneiras, tais como escolha da roupa, maquiagem, cirurgia plástica, corte de cabelo e coloração, perda de peso, musculação, e perfuração da orelha.   Algumas dessas práticas têm uma história no antigo ritual e falso religião, mas em nosso contexto cultural que não denotam uma conexão com a fé mal ou falso. Nas tatuagens da mesma forma que hoje não vincular o usuário a práticas de culto culto e não é geralmente praticada para fins religiosos antigos, tatuagens hoje são para ornamentação.

Uma outra razão para acreditar os cristãos são livres para tatuagem seus corpos é que os crentes do Novo Testamento não são obrigados pelas leis do Antigo Testamento para conquistar ou reconquistar relacionamento correto com Deus. Se fôssemos obedecer as leis do Antigo Testamento, também seria submetido a regras que restringem mariscos e carne de porco, penteados, uso de roupas feitas de dois tecidos diferentes, mesmo comendo queijo em hambúrgueres (sim, é verdade). Alguns consideram também que modificar o corpo de alguma forma contamina a criação de Deus, mas se isso fosse verdade seria direito de furar as orelhas, corrigir um pé torto, corte de cabelo, unhas clips, pegar um bronzeado ou usar ortodontia ? Cada uma das práticas mencionadas anteriormente modifica a forma como foram originalmente criadas, algumas permanentemente. Fazer uma tatuagem é uma escolha profundamente pessoal que se enquadra na categoria de aparência pessoal e está vitalmente ligado à liberdade do crente. O apóstolo Paulo nos lembra que a Lei do Antigo Testamento foi projetado por Deus era para levar as pessoas para Jesus. Agora que Jesus veio e nos libertou, não estais debaixo da lei para o nosso bom relacionamento com Deus. Nossa posição correta diante de Deus vem colocando a nossa confiança na morte de Jesus na cruz para pagar as nossas dívidas, não seguindo as normas do Antigo Testamento.

24  Portanto, a Lei se tornou nosso tutor para nos conduzir a Cristo, para que fôssemos justificados por fé.  25  Mas agora que a fé veio, já não estamos debaixo de aio. Gálatas 3:24-25 

À medida que novos seguidores do Novo Testamento de Jesus que não estão sob restrição na área de decoração pessoal.

Tattoo de hoje pode descrever imagens que apenas agradar o usuário, ou ter um significado mais profundo para o proprietário. Os cristãos de hoje são muitos tatuagem não-se em homenagem a um falso ídolo ou anti-cristã divindade, mas com amor para o único Deus verdadeiro e Criador. Muitos hoje utilizar esta marcação permanente uma maneira de dar glória a Deus. Alguns acham que as tatuagens cristãos atrair questões sobre fé e oferecer oportunidades para dar glória a Deus, permitindo que a contação de histórias do Seu Amor para aqueles que ainda não está convencido. 

Um pensamento final sobre tatuagem e os jovens
Tatuagem é uma escolha de vida significativa e deve ser celebrado com uma grande dose de premeditação. Algumas perguntas para perguntar se você é jovem e considerando uma tatuagem são:

Sou legalmente de uma época para fazer uma tatuagem?
Se eu moro com meus pais, meus pais seria apoiar a minha decisão?
Será que eu estaria desafiando a autoridade que Deus deu aos meus pais sobre mim na minha idade atual?
Será que eu ainda quero esta imagem especial quando eu ficar mais velho?
E se o meu futuro companheiro não gostaria de ter que ver esta imagem para uma vida?
Será que essa tatuagem estar em uma área do meu corpo que seria claramente visível? - Muitas pessoas  não  julgar injustamente pessoas com tatuagens como sendo "de segunda classe."
Será que esta imagem trazer a glória de Deus?
Eu me sinto  totalmente  convencido de que as tatuagens são permitidas para os cristãos?

Tatuagem não é para todos, e certamente não é para um cristão que se sente convencido de que fazer uma tatuagem é totalmente bíblico. Nas zonas este e muitos da vida cristã há muitos crentes verdadeiramente excelentes que têm graus variados de acordo e desacordo sobre os cristãos com tatuagens. Em tudo o que acreditamos sobre esta questão, espero que você vai deixar um espaço gracioso para outras pessoas que possam sentir de forma diferente. Que todas as coisas trazem a glória ao nosso grande Deus e Senhor Deus, Jesus o Cristo.


E ainda não se contentando achei outro texto, uma visão e entendimento de um Jovem Cristão. Este foi extraído do site "jovemecristao.blogspot.com.br".

Tatuagem, pode ou não pode segundo a visão de um Jovem servo do Senhor Jesus Cristo!
 Marcar o corpo!
Bem e um tanto dificil quando o assunto e tatuagem, afinal de contas o crente pode fazer uma tatoo?
Não vamos defender nem um tipo de doutrina de igreja nesse post e sim analizar o que a palavra do Senhor diz sobre isso.

Analizemos então os versiculos.
“Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor.” - Levíticos 19:28.

Quando a palvra de Deus se refere a marcar o corpo em Levíticos e bem  claro, não devemos marcar o corpo pelos mortos ou seja, em reverencia aos mortos, em temor a eles ou em qualquer ipotese que seja em função deles, e bem claro que não se deve marcar o corpo de nem uma forma em função dos mortos.

A bíblia também nos relata que quando formos arrebatados sera em um corpo de Glória e não nesse corpo de carne pecaminoso cheio de falhas, a palavra nos diz que tudo nos e licitio mais nem tudo nos convem, pois bem não e questão de tradução nem de entendimento mais sim de saber interpretar, nesse caso nos fica a critério ate que ponto nós achamos que as coisas nos licito.

Para entender melhor bastar analizar o primeiro texto, caso uma tatoo seja feita em reverencia aos mortos ai sim e um pecado pois os mortos nada podem fazer para nós, mais se por outro lado você tatoar algo que lhe agrade, que não prejudique ninguem ou agrida nada nem ninguem pode sim ser feita afinal não e esse corpo que será arrebatado e sim um corpo glorificado sem erros, sem pecado, o nosso corpo e sim templo do Espirito Santo e não nos pertence mais sim a Deus, e se o Senhor nas leis dos profetas deixa bem claro que a marcação em função dos mortos e errada, cabe a você decidir se pra você e realmente nescessario ou não fazer.


Um exemplo e essa foto acima.
Yeshua Ha Mashiack - Jesus o messias!
É sem duvida uma grande afirmação

Bom a minha opinião (no momento) é a mesma deste jovem garoto. Ainda preciso amadurecer essa opinião. Existem muitas contradições que me confundem.. e o que me leva a pensar são esses tipos de pergunta.. porque fazer tatuagem é pecado e colocar implantes de silicone não? '-' Claro que há certas coisas que não acho legal e talvez por isso vem a tal "proibição".. para que eu vou transformar meu corpo em um gibi? isso não é legal.. nada contra quem tem o corpo assim, mas tudo de mais é exagero. E acho que tudo em exagero é errado. Há também as certas tatuagens enigmáticas, tais como dragões que simbolizam a besta, as estrelinhas que simbolizam o homosexualismo e por aí vai. Por isso temos que REFLETIR muitooooooo. Não tenho vergonha de assumir o que penso, até porque DEUS conhece o meu coração. Sabe do meu coração e da minha enorme vontade em JAMAIS desagrada-lo. 

Bom é isso.. e você, o que pensa sobre esse assunto? 


3 comentários:

  1. Ameeei a forma que foi dito em relação a tatuagem.Pois é mesma visão que eu tenho,acredito que o fato de ter em meu corpo o nome do Murillo(o filho que terei um dia)escrito em minha,não significa que estou condenada a ir por inferno por estar pecando ou estar fora do que Deus espera,pois sei que não adianta eu não ter uma Tatuagem para homenagear o meu filho ou algo que eu ache lindo por achar se errado e meu coração que é o que Deus mais olha em mim está sujo aos seu olhos.acredito que DEUS espera as minhas obras na terra,oq eu fiz para anunciar o seu evangelho e não um nome escrito em meu corpo,sei que meu corpo é templo do espirito santo,mais tbm sei que é no meu coração que Ele habita e se Ele não se agradar com algo que eu faça,Ele mesmo vai tratar comigo!

    ResponderExcluir
  2. Que bom amada que você entende o trabalhar e o querer de Deus. E é isso!!! Deus quer de nós.. Fé e Obras!

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, pra quem ainda quer uma palavra de alguém estudado da Bíblia.. Assistam!!!

    Pr. Silas Malafaia

    http://www.youtube.com/watch?v=1Uh53Fccpl8&feature=share

    ResponderExcluir

Sua opinião, comentário ou testemunho é de grande melhoria para este blog. Compartilhe conosco!